quinta-feira, 29 de novembro de 2012

CONSUMISMO


Consumismo é o ato de comprar produtos e/ou serviços sem necessidade e consciência. É compulsivo, descontrolado e que se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços. É também uma característica do capitalismo e da sociedade moderna rotulada como “a sociedade de consumo”. O consumista diferencia-se em grande escala do consumidor, pois este compra produtos e serviços necessários para sua vida enquanto aquele compra muito além daquilo de que precisa. O consumismo tem origens emocionais, sociais, financeiras e psicológicas que juntas levam as pessoas a gastarem o que podem e o que não podem com a necessidade de suprir a indiferença social, a falta de recursos financeiros, a baixa autoestima, a perturbação emocional e outros. As consequências ruins ao consumista são: processos de alienação, exploração no trabalho, multiplicação de supérfluos (que contribuem para o processo de degradação das relações sociais e entre sociedades) e a oneomania (que é um distúrbio caracterizado pela compulsão de gastar dinheiro. É mais comum nas mulheres, tomando uma proporção de quatro por um). Além disso, o meio ambiente também sofre com este “mal do século”, pois o aumento desenfreado do consumo incentiva o desperdício e a grande quantidade de lixo. 

 Consumismo exagerado no Brasil 
Todos nós temos a consciência que a propaganda é alma do negócio. Independente do lugar onde estão se é em casa, no ambiente de trabalho ou na escola, ou em revistas, rádios, internet, jornais, televisão, constantemente as pessoas são atraídas pelo consumismo. Algumas sentem certa necessidade de consumir determinados produtos. A qualquer lugar que as pessoas olham então estampadas às propagandas, umas em lugares estratégicos ao campo de visão, outras em outdoors, amplamente sendo estudados para servir as necessidades de consumo dos humanos. As necessidades que as pessoas sentem se transformam em desejos que ocasionam as tensões, que vão dando lugar as ações, que como satisfação são feitos os resultados. Esse mecanismo citado é o mais complexo que aparenta. A maioria das pessoas não estão satisfeitas com o que alcançaram, estão sempre a procura de novas necessidades. Muitas vezes são realizadas as necessidades e em seguidas surgem outras necessidades. As necessidades das pessoas são ilimitadas, mas já os recursos são limitados, muitas necessidades que a pessoas tem, são consideradas artificiais geralmente estimuladas por quem tem a intenção de vender. O que torna as necessidades artificiais são os modelos, ou cores, ou marcas. É importante ressaltar que existem necessidades importantes como à alimentação, a educação dos filhos e o vestuário, em seguidas as contas fixas. E de fato o que são as necessidades humanas? As necessidades são atos de sensações de falta que impulsionam o ato de suprir-se. Como por exemplo, o ar, a água, a comida etc. E o que são as principais necessidades individuais? São saúde, autoestima, segurança e a auto-realização. Enfim são os desejos que os seres humanos desenvolvem. No Brasil o consumismo é exagerado, pois existe muita propaganda que acaba fazendo a cabeça das pessoas, às vezes a pessoa não necessita de tal artigo, porém como a publicidade fez a sua parte a pessoa passa a acreditar que não consegue mais viver sem aquele artigo. O que cresce muito no nosso país é o número de casas de lanches, cada dia que passa as propagandas de lanches na televisão ficam mais apetitosas, não só de lanches, mas de doces, tortas, salgados, refrigerantes e etc. quanto mais às empresas fazem propagandas, mais os brasileiros consomem, e às vezes sem necessidade.

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